Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012


 
A Santíssima Trindade!

 

Das três Pessoas da Santíssima Trindade houve alguma que encarnou e se fez homem?

Sim. Das três Pessoas da Santíssima Trindade encarnou e fez-se homem a segunda, ito é, o Filho.

A criação é obra de amor. desde toda a eternidade, vivem as três divinas Pessoas imensamente felizes; mas quiseram que outras criaturas também participassem da sua beatitude.
Foi então criado o homem, dotado de dons maravilhosos, colocado num paráiso de delícias, elevado à dignidade de filho de Deus e feito rei de toda a criação.
Deu-se, contudo, na história do homem, um lamentável acontecimento.
Logo à primeira prova, deixou-se ele seduzir pelo diabo, desobedeceu ao Criador, tornando-se, pois, indgno da graça e da amizade de Deus.
Foi por isso expulso do paraíso.
Tanto o pecado original como o mortal, sendo ofensa a um Deus infinito, revestem-se de málicia infinita, provocando da Justiça divina um castigo eterno.
Poderia o homem, pobre criatura culpada, repará-lo? Nunca!
Só o amor infinito de Deus, que já criara o homem, poderia redimi-lo.
A segunda Pessoa da Santíssima Trindade - o Filho de Deus - desceu à terra, revestiu-se da natureza humana, tomou um corpo e uma alma imortal e, tornando-se em tudo semelhante ao homem, sacrificou-se por ele, oferecendo-se ao Eterno Pai como vítima de expiação.
"Mas quando apareceu a bondade e o amor do Salvador, nosso Deus - diz São Paulo - salvou-nos mediante o batismo de regeneração e de renovação do Espírito Santo, que Ele difundiu sobre néos, abundantemente por Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tito 3,4-5).